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Aditivos – sua importância e vantagens para os lubrificantes industriais

Aditivos - sua importância e vantagens para os lubrificantes industriais

Para os lubrificantes industriais como óleos, graxas, pastas e sprays lubrificantes, os aditivos são componentes químicos ou físicos que possuem a função de melhorar algumas características ou de trazer novas características ao produto, por isso os aditivos são muito importantes para melhorar o desempenho dos lubrificantes. Hoje eles são essenciais para os lubrificantes utilizados principalmente na indústria onde existem várias aplicações em situações extremas e os aditivos podem ajudar os lubrificantes a obterem desempenho superior e assim transformar os lubrificantes em soluções que ajudem os elementos de máquina a aumentar sua vida útil com menos interferência da manutenção na produção e aumentando a produtividade na indústria.

Existem vários tipos de aditivos como os aditivos antioxidantes, os inibidores de oxidação, os melhoradores de IV – Índice de viscosidade, redutores do ponto de fluidez, Detergentes, dispersantes, EP – Extremas Pressão, Anti Desgaste, Inibidores de corrosão, Inibidores de espumas, além dos lubrificantes sólidos que também são usados como aditivos em alguns tipos de produtos, todos eles são para adicionar funções que o lubrificante não tem ou para potencializar alguma função que o lubrificante já tenha, abaixo podemos entender alguns dos mais utilizados hoje em lubrificantes:

Aditivos antioxidantes – protegem o lubrificante para ele não envelhecer, ou seja, oxidar.

Inibidores de oxidação – protegem a superfície do material onde o lubrificante é aplicado.

Melhorador de IV Índice de viscosidade – são usados para melhorar o índice de viscosidade, ou seja, melhorar o comportamento da viscosidade com relação a temperatura.

Redutor do ponto de fluidez – Fazem com que o lubrificante reduza a temperatura de fluidez fazendo com que ele congele em temperaturas mais baixas, isso aumenta sua resistência a baixas temperaturas.

Detergentes – limpam o sistema e removem impurezas, reduzindo o acúmulo de sujeiras em sistemas circulatórios.

Dispersantes – Dispersam os resíduos para que fiquem acumulados no fundo do reservatório de lubrificante.

EP – Extrema Pressão – Ajudam a evitar o desgaste sob alta pressão em regimes de lubrificação mista onde pode ocorrer o desgaste prematuro dos elementos.

Anti Desgaste – Conhecido também como AW – Anti Wear, esses evitam o desgaste abrasivo em baixa velocidade ou em atrito misto.

Inibidor de corrosão – Evita a corrosão e ferrugem no sistema.

Inibidor de Espuma – Evita a formação de espumas principalmente em óleo onde pode ocorrer a cavitação da bomba por causa de bolhas de ar no sistema.

Lubrificantes sólidos – Os lubrificantes sólidos podem ser utilizados para evitar o atrito também, geralmente são mais utilizados em situações mais extremas como alta cargas onde o atrito aumenta, eles podem reduzir o atrito e o consumo de energia.

Todos os aditivos servem para complementar o lubrificante tornando-o um produto de maior qualidade, por isso eles trazem vantagens para graxas, óleos, pastas e sprays, conforme máquinas e equipamentos necessitam de novos tipos de lubrificantes ou, que os lubrificantes possuam novas características para atender os requisitos dos fabricantes.

A TUNAP desenvolve lubrificantes de alta tecnologia e alto desempenho, além de possuir sua própria tecnologia em aditivos como o aditivo OMC-2 – Organic Molybdenum Compound que possui várias vantagens em comparação com os aditivos convencionais.

O uso do OMC-2 em lubrificantes como graxas e óleos permitem uma vida útil mais longa com um menor consumo de produto, o aditivo funciona com um efeito de suavização da superfície, reduzindo o atrito. Quanto mais forte a pressão, mais eficaz é a tecnologia OMC2. Sob carga crescente, os componentes do aditivo OMC2 migram para a superfície metálica e levam ao efeito especial de micro-suavização da estrutura da superfície. As irregularidades são suavizadas e o atrito e o desgaste dos componentes são extremamente minimizados.

Por tanto o uso do OMC-2 pode ajudar aumentar a vida útil dos elementos de máquina, reduzir atrito e por isso reduzir consumo de energia, aumentar o período de relubrificação, reduzir a quantidade do tipo de lubrificante e aumentar a confiabilidade nas máquinas ajudando a melhor os controles de manutenção.

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