O cenário atual da cadeia de produção do segmento alimentício trouxe a necessidade do acompanhamento mais preciso dos processos de fabricação. Muitos produtos que consumimos hoje, são produzidos com controles desde a matéria prima até o final do processamento, além de tudo o que pode ter contato durante a fabricação. Nessa cadeia podemos destacar os fabricantes de embalagens, fabricantes de máquinas e equipamentos, o transporte e o manuseio até que o produto chegue aos supermercados e pessoas e o próprio fabricante dos alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos.
Por isso, normas como a ISO 22000 – Norma de gerenciamento de segurança de alimentos e o sistema APPCC (Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) implementado em muitos fabricantes que buscam a certificação da ISO 22000, ajudam a garantir que os alimentos processados que são consumidos sejam seguros para o consumo.
Neste contexto os lubrificantes de grau alimentício com certificação NSF H1 que podem ter contato incidental com alimentos e as plantas de produção lubrificantes que possuem a ISO 21469, podem comprovar a segurança sem contaminação cruzada na produção de lubrificantes. Isso é muito importante para que os fabricantes precisam de confiabilidade em seus processos e a certeza de usar lubrificantes como graxas e óleos com garantia de não contaminar e de ter em seus equipamentos produtos que aumentam o período de relubrificação e a vida útil das máquinas.
O uso de lubrificantes especiais de alta qualidade como graxas que são espessadas com complexo sulfonato de Cálcio ajudam os fabricantes a ter mais confiabilidade nos equipamentos, pois os processos de fabricação de alimentos, bebidas, remédios e cosméticos são agressivos para as maquinas, pois há a necessidade de efetuar a limpeza constantemente, ou seja, diariamente isso torna o trabalho do lubrificantes mais difícil, pois precisam além de lubrificar proteger os elementos e manter a máquinas funcionando. Uma parada de máquina por quebra pode trazer um grande prejuízo ao fabricante, com a redução de produção e se for uma produção perecível até com a perda de matéria prima.
As graxas especiais espessadas com complexo sulfonato de cálcio possuem alta resistência a água, produtos químicos, alta temperatura, alta velocidade, possuem excelente resistência ao cisalhamento onde é interessante dizer que o uso do Complexo sulfonato de Cálcio reduz a necessidade de aditivação do tipo EP – Extrema pressão, por isso podem ser utilizadas em graxas de grau alimentício, pois estes aditivos podem ser agressivos para o uso em indústrias de alimentos.
A TUNAP é um dos maiores produtores de graxas com a tecnologia do complexo sulfonato de Cálcio, sendo especialista neste tipo de produto com várias configurações de graxas com óleos básicos em várias viscosidades e consistências, além de graxas na versão em spray que facilita a aplicação e reduz o consumo.
As graxas com complexo sulfonato de cálcio tem resolvido muitos problemas de lubrificação principalmente no segmento alimentício, farmacêutico e de cosmético, solicite o contato de um especialista da TUNAP para mais informações.