TUNAP Industry

Aditivos – sua importância e vantagens para os lubrificantes industriais

Lubrificantes grau alimentício na indústria de alimentos e o sistema APPCC

As indústrias dos segmentos alimentício e de bebidas possuem muitos critérios para o uso de qualquer tipo de material que faça parte das máquinas, que tenha possibilidade ou contato dentro dos processos de fabricação. A contaminação cruzada é um fator muito relevante a ser considerado, por isso muitas indústrias já possuem certificações como a ISO 22001 que é uma norma que abrange a gestão de segurança alimentar geralmente aplicada aos processos nos fabricantes de alimentos e bebidas, mas também utilizada em toda a cadeia como os produtores de máquinas, materiais para embalagens, as embalagens e matérias primas para alimentos.

Dentro do sistema de gestão da qualidade existe uma ferramenta que é chamada de em inglês HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ou em português o APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. A** APPCC** é uma ferramenta utilizada para controlar os processos de fabricação de alimentos com o objetivo de identificar os perigos de contaminação para eliminar se for possível ou reduzi-los a um ponto aceitável garantindo que não ocorra riscos, por tanto a ferramenta avalia utilizando uma metodologia tudo o que dentro do processo pode causar algum tipo de contaminação do produto, garantindo que os alimentos não tragam riscos ao consumidor.

Os lubrificantes e os químicos utilizados nas máquinas e processos dentro da cadeia de produção são componentes importantes para a ferramenta APPCC, pois todos equipamentos utilizam algum lubrificante ou algum químico para limpeza, para que os lubrificantes possam atender o sistema APPC precisam ser registrados na NSF (National Science Foundation) organização de classifica os lubrificantes e produtos químicos de limpeza de grau alimentício e que garante que o produto não possua em sua composição nenhum componente que possa gerar riscos ou contaminação ao processo. Os produtos com registro na NSF são classificados H1, H2 conforme informações abaixo:

H1: São lubrificantes que podem ser utilizados no ambiente de produção de alimentos, onde há possibilidade de contato incidental com alimentos.

H2: São lubrificantes que são utilizados no mesmo ambiente de produção de alimentos, porém em locais que não há nenhuma possibilidade de contato com alimentos, estes não podem possuir nenhum tipo componente agressivo que possa causar algum problema de saúde e não podem ter odor.

Existem outras classificações, porém as mais usadas são a NSF H1 e NSF H2. Para solvente de limpeza são outras classificações como a NSF K1 e NSF K3:

K1: Solvente para limpeza em área quando não está sendo feito o processamento

K3: Solvente para limpeza e remoção de cola e resinas

Para garantir também que não ocorra a contaminação cruzada os fabricantes de lubrificantes precisam certificar suas plantas na ISO 21469 para que consigam garantir que a produção segue boas práticas de fabricação e na linha de produtos de grau alimentício, por isso hoje para o sistema APPCC é necessário que o fornecedor de lubrificantes possua registros dos produtos na NSF e certificação ISO 21469, caso a indústria tenha necessidade de fornecer para mercado judaico é necessária da certificação KOSHER e no caso do mercado islâmico o certificado HALAL.

A TUNAP como fabricante de excelência de lubrificantes e produtos químicos, possui produtos como graxa, óleos, lubrificantes sprays e pastas com registro NSF H1 e H2, também possui solventes de limpeza com certificação NSF K1 e K3, além de possuir as certificações ISO 21469, KOSHER e HALAL.

CATEGORIAS

POSTS RECENTES

TUNAP Industry

Líder na Fabricação de Produtos e Soluções Inovadoras para a Indústria Automotiva e Alimentícia.